Publicado em: 30/07/2020
Em meio à crise econômica que se inicia devido à Covid-19 devemos pensar rápido. É preciso atitudes e as tomadas de decisões nem sempre são fáceis, por isso as informações devem ser precisas e os dados confiáveis. Estar rodeado por uma equipe técnica de qualidade também faz toda a diferença.
Deste modo, novas estratégias são elaboradas e planejamentos refeitos. É hora de olhar para dentro de casa e iniciar o trabalho de corte de despesas, levantamento de contas a pagar, cálculos para o fluxo de caixa, negociação com fornecedores, negociação com clientes e trabalhadores. Mas é preciso fazer as perguntas certas e, para isso, ter uma visão de fora é essencial.
É tempo de planejar, se preparar para momentos difíceis e esperar o melhor. Como diz o velho ditado: “mar calmo nunca fez bom marinheiro”. É hora de evoluir na crise e buscar novas alternativas. Com o intuito de auxiliar no momento listamos abaixo algumas sugestões:
MEDIDAS DO GOVERNO
O Governo Federal com o intuito de amenizar os impactos da crise tem adotado diversas medidas. Até a conclusão desta matéria, foram regulamentadas as seguintes:
Prorrogação de pagamento dos tributos conforme abaixo listado:

Além das prorrogações de vencimentos, sem adição de encargos de multa ou juros, também foram tomadas as demais medidas:
- Redução da alíquota de contribuição INSS terceiros em até 50%;
- Redução de tributos para produtos utilizados no combate da Covid-19;
- Redução ou suspensão da jornada de trabalho com redução proporcional de trabalho;
- Validade de CND prorrogadas para 90 dias;
- Suspensão de protesto pela PGFN até junho;
- Suspensão dos processos de exclusão de parcelamentos;
- Adesão a parcelamento extraordinário de dívidas ativas.
PERPETUAÇÃO DO FLUXO CAIXA: GESTÃO E REPACTUAÇÃO DO PASSIVO TRIBUTÁRIO
Neste momento é preciso dar atenção para todas as dívidas, cuidar com o efeito ‘bola de neve’ causado pelos juros e multas, quesito este que o passivo tributário se destaca pelas altas taxas aplicadas. Mesmo com as postergações já anunciadas as dívidas continuam e o planejamento é essencial, portanto, é necessário ficar atento ao surgimento de novos parcelamentos especiais com condições diferenciadas de pagamentos. Além disso é necessário evitar dívidas com multas ou “Auto de Infrações” ocasionadas por inconsistências na escriturações e procedimentos errôneos.
Com uma gestão de passivo eficiente é possível obter uma folga no fluxo de caixa, evitar novas dívidas e gerar liquidez. Para tal disponibilizamos os seguintes serviços:
- Gestão do passivo tributário;
- Gestão do contencioso;
- Adesão a parcelamentos tributários;
- Revisão de tributos a pagar;
- Revisão das obrigações acessórias.
GERANDO LIQUIDEZ DE CAIXA: RECUPERAÇÃO CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS E GESTÃO DE TRIBUTOS
Após muitas discussões no âmbito jurídico e administrativo, novas oportunidades surgem e o contribuinte começa a afrouxar as amarras do fisco. No momento em que vivemos aproveitar essas oportunidades é de extrema importância. A recuperação de crédito tributário pode ser a solução de várias empresas para quitar suas dívidas com o fisco, aliviar o fluxo de caixa e respirar um pouco mais aliviadas no meio da crise. Outra solução é o planejamento tributário levando em consideração os impactos causados pelo Covid-19. Deste modo a sugestão é um diagnóstico tributário completo para recuperação de créditos e planejamento tributário eficiente, onde destacamos os seguintes pontos de extrema relevância:
- Análise do regime tributário;
- Recuperação de crédito PIS/COFINS;
- Recuperação de créditos INSS (trabalhista);
- Benefícios fiscais de ICMS;
- Benefícios fiscais para IRPJ/CSLL.
MEDIDAS FINANCEIRAS
O fluxo de caixa ganha uma relevância ainda maior em tempos de crise. Em paralelo às medidas adotadas pelo Governo Federal, a gestão do passivo e a recuperação de crédito podem ainda não serem suficientes para gerar o caixa necessário. Cabe então projetar os cenários, bem como avaliar eventuais riscos.
Nesta linha, o BNDES anunciou um conjunto de ações emergenciais com disponibilização de bilhões de reais para conter a crise econômica, contando com:
- Prorrogações das parcelas de operações de créditos e investimentos;
- Aumento de crédito de capital de giro e melhores condições de pagamento para micros, pequenas e médias empresas com agilidade na aprovação e liberação dos recursos;
- Crédito para a folha de pagamentos.
Link da matéria oficial: https://revistaaldeia.com.br/materia/1446/gestao-tributaria-e-financeira-como-solucao-em-tempos-de-crise
