Publicado em: 30/07/2020

Texto Rejane Martins Pires
Foto(s) Bruna Scheidt

Como saber o valor de uma empresa e por que este estudo ajuda empreendedores a definir com mais clareza o futuro do negócio? Esta e outras questões, cada vez mais comuns no mundo empresarial, serão abordadas pelo contador e consultor empresarial Felipe Machado, da Evolua Consultoria. Com MBA em Finanças em uma das melhores escolas de negócios do Brasil, o IBMEC, do Distrito Federal, experiência em operações de M&A e valuation em empresas de todos os portes e segmentos, atuação em banco de investimento na capital de São Paulo, além de certificação profissional na Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais) para análises e decisões financeiras, Felipe traz uma abordagem clara sobre o assunto. Somados aos sete anos de mercado financeiro, sua experiência de mais nove anos como consultor financeiro, tributário e societário desenvolvendo projetos em empresas de diversos segmentos em nível nacional, também ajuda a interpretar cenários que interferem direta ou indiretamente no processo de valuation.


Valuation. Uma palavra talvez não muito comum no meio empresarial de pequenas e médias empresas, afinal, o que é valuation?
 
Acredito que seja necessário uma breve introdução e algumas considerações. Talvez nosso amigo leitor já ouviu as expressões “fusões e aquisições” ou “compra e venda de empresas” ou até “abertura de capital”, dentre outros... Todas essas operações fazem parte de um amplo e complexo setor chamado de mercado de capitais. Valuation significa avaliação econômica e financeira de empresas, ou seja, é o processo de estimativa de quanto vale uma empresa, determinando seu preço justo e o possível retorno de um possível investimento.  


Por que avaliar? 

Veja, há uma enorme expectativa para desenvolvimento das empresas emergentes. O BNDES lançou recentemente uma linha de crédito para investimento, com condições muito atrativas, focada na média empresa. Nessa linha, somada aos novos desafios de mensuração e disseminação dos programas e das estratégias de gestão baseada em valor, busca-se a maximização dos lucros e da riqueza dos sócios. A necessidade de avaliação de empresas, portanto, não se resume apenas quando o empresário recebe proposta de alguém interessado em comprar uma participação na empresa ou quando procuram investidores. O valuation se torna tão importante para tomadas de decisões de investimento, gestão de metas, entrada de novos sócios e/ou investidores e eventual venda do negócio ou parte dele.


Mas se o empresário não tem interesse em vender seu negócio, a avaliação ainda pode ser útil? 

Sem dúvida. Posso dizer com convicção que, no mínimo, a metade dos valuations que realizamos em nosso escritório não são para operações de fusões e aquisições e, sim, uma ferramenta para aperfeiçoar o processo decisório e servir como instrumento de gestão, ou seja, para mensurar a criação de valor e a maximização da riqueza de um período para o outro. Na prática, uma avaliação realizada com qualidade, revela alguns indicadores de gestão até então obscuros ao empresário, como por exemplo suas margens de lucratividade por produto ou serviço, qual o seu custo de oportunidade, se suas margens estão dentro do esperado e sua estratégia está gerando mais riqueza a sua empresa, onde (dentro da empresa) investir mais ou menos, ou seja, novas estratégias podem ser tomadas.


Como calcular o valor de uma empresa? 

Existem alguns métodos de avaliação: fluxo de caixa descontado, contábil e patrimonial, múltiplos (EBITDA) e liquidação. Para cada método existem particularidades e são indicados para cada caso específico, por exemplo, para situações em que os ativos possuem mais valor do que o valor dos rendimentos futuros da empresa. Orientamos o método contábil e patrimonial. Porém, pensando em prospecções e crescimento, acreditando no futuro da empresa, o método mais utilizado e o que melhor se encaixe para avaliar empresas emergentes é o fluxo de caixa descontado, ou seja, o valor de uma empresa é estabelecido pelo potencial do negócio em função da expectativa de geração de resultados futuros.


O que deve ser considerado? Performance financeira? Marca?
 
As empresas possuem uma enorme capacidade de produzir dinheiro, ou seja, sua capacidade de gerar fluxo de caixa no futuro é o que necessita ser avaliado. Nessa linha, o valor da empresa é diretamente proporcional ao montante de recursos financeiros que será gerado no futuro pelo negócio. Alguns aspectos devem ser considerados e fazem efeito na valorização de empresas, como por exemplo, o desenvolvimento de novos produtos ou a ampliação da carteira dos produtos atuais, o investimento na expansão da marca e, até mesmo, uma melhor organização e contratação de profissionais experientes.


E a avaliação do imobilizado da empresa, como móveis, construção, imóveis, veículos? 

Veja, em tese, dependendo do negócio e segmento, o imobilizado e veículos, por exemplo, de certa forma, não fazem parte do valuation e terão avaliações específicas, pois entende-se que eles são partes necessárias para a geração do valor para aquele negócio. Ainda, investidores não costumam comprar, por exemplo, o imóvel da empresa e preferem alugar o espaço, pois o retorno financeiro poderá ser maior.


Por que o valuation tem crescido tanto? 

Primeiro pela quantidade de informações e análises que a avaliação pode trazer ao empresário. Como já falamos, trata-se de uma excelente ferramenta de gestão e tomada de decisões de investimentos ou reorganização estratégica. Depois pelo aumento do número de negócios com fusões e aquisições (compra e venda de empresas). Segundo a Anbima, houve uma elevação de 28% no valor de operações em 2018 em relação a 2017. Isso apenas das operações anunciadas, muitos negócios, principalmente de menor porte, ocorrem diariamente no mercado financeiro.


Como o mercado local e regional (empresários) avalia a importância do valuation? Conhecem o serviço? Como está o cenário?

Nos grandes centros, a exemplo de São Paulo, existem muitas boutiques de M&A que fazem este trabalho de valuation. É um serviço bem propagado. Por aqui, ainda é uma novidade. A maior parte das empresas que prestei consultoria, por exemplo, não tinha conhecimento da importância do serviço ou até mesmo para que servia. Aos poucos, estamos difundindo esta informação e os empresários estão entendendo que o valuation, além de ser útil para compra e venda, é também de fundamental importância para tomada de decisões e até mesmo para revelar a saúde financeira da empresa.


O panorama político influencia no valuation? 

De certa forma sim, pois é necessário utilizar projeções nos fluxos de caixa e devemos nos atentar aos indicadores econômicos, como a inflação, por exemplo. Pacotes econômicos e eventuais reformas, também podem impactar na avalição. 


É essencial contar com a ajuda de profissionais especializados? 

Sem dúvida, se bem executado, um serviço de valuation fornecerá ao empresário, além da referência de valor do seu negócio para eventuais transações, uma visão abrangente sobre a empresa como um todo. É um trabalho árduo e, muitas vezes, revelador, sendo analisado o comportamento histórico e as estratégias futuras a serem desenvolvidas. O trabalho consiste de uma série de premissas e variáveis que devem ser exaustivamente analisadas e diagnosticadas, sendo que, se não utilizadas de maneira correta, afetam diretamente o resultado do trabalho.


Para finalizar, quais serviços a Evolua oferece? 

A Evolua conta com equipe própria e parceiros formada por contadores, advogados, economistas, administradores e equipe de TI e apresenta soluções empresariais personalizadas nas áreas financeira, tributária, societária e comercial.





Quanto Vale a Sua Empresa?